domingo, 19 de janeiro de 2014

A CIRURGIA ELETIVA PARA DIVERTICULITE PODE SER EVITADA


 
Em recente publicação no JAMA Surgery, Soctt E. Regenbogen afirma que a cirurgia eletiva para tratamento da diverticulite após 2 episódios agudos deve ser repensada. Conforme a publicação, "deve-se considerar os riscos da diverticulite recorrente, a morbidade da cirurgia, sintomas recorrentes, a complexidade da doença e o risco operatório".

  O questionamento já é proposto desde 2006 pela ASCRS (American Society of Colon and Rectal Surgeons), em contrapartida ao seu guideline de 2000, que recomendava a cirurgia após 2 episodios agudos.

  O estudo atual foi feito através de uma metanálise, compreendendo estudos de 2000 à 2013, incluindo 63 estudos. Um dado interessante é que após um episódio não complicado de diverticulite, menos de 5% dos paciente tem recorrência, sendo que geralmente esta não é mais grave do que o primeiro episódio; e mesmo após a cirurgia alguns pacientes ainda apresentarão sintomas crônicos(5 - 22% dos casos).

  Importante notar que o próprio autor alerta para fatores limitantes do estudo, pois a maioria dos trabalhos inclusos na análise é retrospectivo e possui diferenças metodológicas. Também leva em consideração que cada caso deve ser avaliado individualmente, sem definir a conduta baseada apenas em dados epidemiológicos. Se você concorda com os dados apesentados, ou não, deixe sua opinião nos comentários do site.

  A matéria original, do Medscape, está NESTE LINK.

Nota: todo conteúdo deste site é de interesse científico, não devendo ser utilizado por pacientes / leigos sem a consulta de um profissional médico.

Um comentário:

  1. Encontro-me em um dilema em relação à situação descrita. Tenho 60 anos, e tive duas crises de diverticulite aguda (maio/2014 e agosto/2014). No primeiro caso houve perfuração e processo infeccioso. No segundo, somente perfuração. O médico sugeriu pensar na hipótese de cirurgia eletiva, posto que há grande chance de novo episódio, inclusive mais agravado. Gostaria de ouvir sugestões, pois tenho que decidir isso em caráter pessoal.
    Osvaldo L. Araujo (osvaldoaraujo54@gmail.com)

    ResponderExcluir