quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Apendicectomia Laparoscópica ou Laparotômica

Estou revisando alguns artigos sobre o tema, e por mais que a cirurgia por vídeo esteja consolidada na prática, é interessante ver como ainda cabe discutir e compará-la com a tradicional laparotomia, ou via "aberta".

Apesar das óbvias vantagens trazidas pela VL (vídeolaparoscopia), como diminuição do tempo de internação, volta mais rápida às atividades, e menor cicatriz, muitos autores questionam se a VL deve substituir por completo a laparotomia nas suspeitas de apendicite. Um dos aspectos colocados é o custo: enquanto uma apendicectomia tradicional pode ser feita com anestesia raquidiana e instrumental simples, a VL exige anestesia geral em todos os casos, e os custos com material podem ser muito altos quando se considera a possibilidade de utilizar até mesmo grampeadores automáticos na ligadura e secção do apêndice.

Com certeza a VL tem vantagem ao considerarmos a visualização de toda cavidade abdominal, fundamental em casos de dúvida diagnóstica e principalmente nas mulheres (quando as doenças anexiais podem mimetizar a apendicite).

Uma diferença importante está na análise de grandes populações, principalmente nos países em desenvolvimento, onde os recursos são mais limitados.

Por fim, gostaria de propor aqui uma discussão: você é a favor da Apendicectomia VL, ou acha que a abordagem tradicional, seja por incisão de Davis, McBurney ou mediana ainda tem espaço na apendicite aguda? Coloque sua opinião em "Comentários".

Até!