sábado, 17 de julho de 2010

Homenagem


Obviamente, não poderia deixar de noticiar o falecimento do Professor Dr. Henrique Walter Pinotti. O texto abaixo foi publicado no site do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva na ocasião:

Esta é uma triste notícia porque certamente o Brasil, o Estado de São Paulo, a Gastroenterologia e a Medicina Brasileira perde um médico exemplar, um Professor de Medicina, uma pessoa humana de grande valor e um exemplo para os mais jovens.
O Professor Pinotti entre as muitas contribuições científicas que fez durante toda a sua vida acadêmica, foi o fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Foi também um dos idealizadores do GASTRÃO - hoje um evento de destaque no cenário da Gastroenterologia Nacional. E também o idealizador do NETGASTRO - curso nacional de Telemedicina, que hoje divulga aspectos desta especialidade, faz reciclagem de conhecimentos e atualização da especialidade. Como Professor Titular de Cirurgia Digestiva, coordenou durante muitos anos a área de Gastroenterologia Cirúrgica do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da USP-SP, e atualmente era um Professor Emérito desta Faculdade. Editou vários livros, foi autor de centenas de capítulos em livros, e autor e co-autor de quase 500 trabalhos publicados em revistas de impacto. Era membro de várias Sociedades Científicas no país e no exterior, tendo sido condecorado por várias Universidades na Europa e Estados Unidos, pelas suas contribuições à Cirurgia Digestiva. Muitas outras contribuições importantes poderíamos citar, e certamente sua vida é um compêndio a céu aberto. Foi um lutador, um defensor e divulgador da Cirurgia Digestiva. Certamente é o descanso de um "guerreiro"! Temos que continuar com as suas idéias e manter viva a sua imagem!
Enviamos nossos pêsames aos seus familiares.
Abraços a todos,
Nelson Adami Andreollo e Diretoria
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário